Primeiro Jingle Brasileiro – Jingle Pão Bragança

Conheça a História do Primeiro Jingle Brasileiro e Ouça o Áudio Original na Voz do Criador.

O Primeiro Jingle Brasileiro, uma breve explicação sobre o primeiro jingle do Brasil (Jingle Pão Bragança) e abaixo você poderá ouvir o Primeiro Jingle do Brasil criado em 1932 por Antônio Gabriel Nássara, em versão memorável com a voz do próprio criador do Primeiro Jingle.

Antigamente as Propagandas eram apenas textos ou histórias engraçadas, narradas por Locutores ou Locutoras, muitas vezes sem Efeitos Sonoros e sem Trilha Sonora que nem sempre chamava atenção de quem ouvia a publicidade de determinada marca ou produto.

Muitos contam sobre como surgiu o primeiro jingle brasileiro, cada um do seu jeito, mas eu prefiro ficar com a versão de que o primeiro Jingle do Brasil surgiu de uma Oportunidade Disfarçada como diz o criador do Jingle Viral Xandy.

Saiba como surgiu e quem criou o Primeiro Jingle no Brasil, criado em 1932 por Nássara (O mesmo compositor da famosa marchinha de carnaval Alah La ô um resumo de Xandy sobre o primeiro jingle em poucas palavras:

Um Resumo sobre o Primeiro Jingle Brasileiro

Acredite ou não, mas o primeiro Jingle Brasileiro foi feito para um dono de uma padaria chamada Padaria Bragança e que não queria investir em propaganda. O Jingle Pão Bragança, um marco na publicidade brasileira.

Tudo começou quando Ademar Casé, que tinha um Programa de Variedades no Rádio estava precisando de anunciantes em seu Programa e abordou o Português Albino Dono da Padaria Bragança que a princípio não queria investir em Propaganda, talvez achava que não compensaria investir em um Jingle (como muitos ainda acham hoje em dia).

Será que vale a pena investir em um Jingle? (risos) Ademar Casé Marqueteiro e Vendedor nato, propôs a Seu Albino que anunciasse sem compromisso e que poderia pagar apenas se gostasse do que fosse ao ar.

(O primeiro Jingle criado no Brasil que temos registros, foi criado por um redator de um programa de rádio).

Nássara que era o redator do programa de rádio de Ademar Casé na época (1932), criou um texto curto de 3 linhas, que foi cantado por Luís Barbosa, em Fado (Ritmo Português), dando origem assim ao Primeiro Jingle Brasileiro.

OBS. O ritmo fado português, ritmo do primeiro jingle brasileiro, na minha opinião se assemelha muito com o ritmo de marchinha de carnaval.

Mal sabia ele que essa atitude mudaria totalmente a forma de se fazer Publicidade e Propaganda no Brasil. Desde a primeira letra do Primeiro Jingle Brasileiro você percebe que foi criado com letra e melodia de fácil entendimento e fácil de decorar, isso ainda é essencial nos Jingles de hoje.

Por isso eu digo que o formato de Jingle criado por Xandy: Jingle Viral e Jingle Viral com Vídeo, mesmo sendo Jingles modernos e com elementos virais da Geração Z, sempre terão a essência do Primeiro Jingle criado no Brasil.

Aqui você pode ler um pouco mais sobre Nássara.

Nós do Jingle Viral temos registros raríssimos gravados da época em que o primeiro jingle foi criado, próprio compositor Antônio Gabriel Nássara cantou o Jingle do Pão Bragança e você pode ouvir esse registro dessa raridade Primeiro Jingle Brasileiro aqui.

Uma letra de Jingle bem fácil de decorar, provavelmente depois que você ouvir nunca mais irá esquecer pois o primeiro Jingle Brasileiro marcou toda uma geração e mudou a forma de fazer propaganda no rádio que logo após invadiu a TV e hoje com os formatos de Jingles Virais criados por Alexandre Santos (Xandy) já começam tomar conta das novas mídias na internet.

Informações Importantes sobre a história do Primeiro Jingle Brasileiro.

Letra do Primeiro Jingle Brasileiro – Jingle Pão Bragança.

Oh Padeiro desta Rua
Tenha sempre na lembrança
Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X

De noite quando me deito, e faço a minha oração.
Peço com todo respeito, que nunca me falte o pão.

Oh Padeiro desta Rua
Tenha sempre na lembrança
Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X

Refrão Principal do Jingle Pão Bragança

Oh Padeiro desta Rua
Tenha sempre na lembrança
Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X

Pão inimigo da fome, fome inimiga do pão.
Enquanto os dois não se matam, a gente fica na mão.

Clicando em Play você pode Ouvir o Primeiro Jingle Brasileiro – Jingle Pão Bragança.

E como todas as coisas, o Jingle evoluiu, e hoje existem Jingles bem melhores que o Primeiro Jingle Brasileiro, mas sempre teremos grande admiração e gratidão pelo criador do Jingle da Padaria Bragança.

por Xandy
Criador do Jingle Viral (O Jingle da Geração Z)

Compartilhe nas Redes Sociais!
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on twitter
Share on linkedin
Share on facebook